quinta-feira, 30 de abril de 2009

OFS - Alguns anos de história ...

TERCEIRA ORDEM - Ordem Franciscana Secular
(OFS
<> (Anónimo Perusino 41).
O primitivo nome da Ordem Franciscana Secular, foi o de Irmãos e Irmãs da Penitência; nos fins do século XIII começou a prevalecer a designação de Ordem Terceira de S. Francisco de Assis, nome que, na Regra de Paulo VI, promulgada em 24 de Junho de 1978, foi mudado para Ordem Franciscana Secular.
A Ordem Franciscana Secular nasceu num tempo em que o movimento dos Penitentes sobressaía largamente na Igreja. O primeiro nome do grupo de Francisco e seus companheiros foi Penitentes de Assis. Podemos ler na Legenda dos Três Companheiros: «Muitos importunavam-nos com perguntas: “Donde sois?” Outros perguntavam a que Ordem religiosa pertenciam. Ainda que fosse cansativo responder a todos os importunos, declaravam com simplicidade que eram apenas penitentes originários de Assis. De facto, o grupo não tinha ainda o título de Ordem Religiosa» (LP 37).
Os frades menores, nas suas missões por toda a Europa, fundaram Ordens Terceiras para viverem a “forma de vida” que lhes deu Francisco. Foi assim que nasceu a Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência. Os frades são os primeiros responsáveis pela promoção, criação e organização da chamada Ordem Terceira da Penitência.
Os primeiros Irmãos da Ordem Terceira, segundo a tradição, foi o casal Luquésio e Bonadona, de Poggibonzi, na Toscana. Podemos dizer que pertenceram à Ordem Terceira pessoas que viveram no mundo e foram dirigidas espiritualmente por Francisco de Assis. Tais foram Jacoba de Setessoli, Praxedes de Roma, João Velita de Greccio e o Conde Orlando de Chiusi. Toda a aldeia de Greccio terá chegado a formar uma grande Fraternidade da Ordem Terceira.
Desde que Francisco se fez Penitente, em 1207, e sobretudo a partir de 1209, ano em que deixou de vestir-se de eremita e passou a vestir-se como frade, dedicou-se, cada vez mais, à promoção e desenvolvimento do Movimento dos Penitentes, que, por sua vez, buscava também a sua orientação e a sua norma de vida. Este Movimento é composto por pessoas de todas as condições sociais, casadas e solteiras. A fundação da Ordem Franciscana Secular ou Ordem Terceira da Penitência é tradicionalmente situada no ano de 1221, cinco anos antes da morte de Francisco.
Os Irmãos e Irmãs da Penitência observam a forma de vida dada por Francisco, que se pode resumir assim: Penitência, jejum e abstinência; Obras de Misericórdia; Vida de Oração; Vida em Fraternidade; Levar Paz e Bem à Fraternidade, à família e aos Irmãos; Viver em comunhão com a Igreja Católica; Praticar o acolhimento e defender os pequenos; A Fraternidade é considerada fonte de espiritualidade e de santidade; Solidariedade com os pobres; Inserção entre os seculares ou pertença à secularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário