quinta-feira, 30 de abril de 2009

OFS Quem somos ?


A Ordem Franciscana Secular (OFS) anteriormente denominava-se Terceira Ordem Franciscana. A bula Supra Montem do Papa Nicolau IV, ele mesmo franciscano, aprova a primeira regra da OFS em 1289 ( a 720 anos) e reconhece São Francisco de Assis como fundador dessa forma de vida. A OFS configura como uma união orgânica de todas as fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos e fiéis. Nelas, os irmãos e as irmãs, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular, são empenhados pela Profissão a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante uma Regra confirmada pela igreja.

No Brasil, a OFS historicamente está ligada aos frades da primeira Ordem e abrange todo o território nacional. Ela está organizada em quinze Regiões, com cerca de 582 fraternidades, com aproximadamente 15.604 franciscanos seculares em todo o país. No mundo a OFS está presente em 72 países, com 440 mil membros, aproximadamente.

A missão da OFS, preferencialmente, atende a família, o mundo do trabalho, a promoção da justiça, defesa da ecologia e a inserção nas pastorais. É uma escola de cidadania, de santidade e um celeiro de vocações religiosas e sacerdotais. Por sua vez, a formação de um franciscano secular compreende de um período de iniciação, de formação inicial e a formação permanente.
Nossa Fraternidade nomeada Santa Clara de Assis, Eregida oficialmente em

Nenhum comentário:

Postar um comentário